Revitalização dos Laboratórios de Ciências

 

Resumo

O laboratório é um espaço importante de execução da prática na didática de ensino, permitindo o desenvolvimento de uma visão mais exploradora e ampla a fim de aprimorar os conhecimentos dos estudantes, viabilizando a aplicação da teoria vista em sala. Assim, partindo desse pressuposto, o PET Biologia da Universidade Federal do Maranhão desenvolveu um projeto de revitalização dos laboratórios de Ciências de duas escolas, o Centro Educacional São José Operário (CESJO) e a Unidade Integrada Viriato Corrêa. O projeto consistiu na limpeza, catalogação dos materiais e na organização do ambiente com o intuito de realizar a aplicação das aulas práticas. Assim, na escola CESJO foram aplicados protocolos de aulas práticas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e na Unidade Integrada Viriato Corrêa foram realizadas atividades e oficinas didáticas com alunos do Ensino Fundamental. Assim, nas duas escolas, os protocolos e oficinas foram aplicados com uma ótima aceitação, em que os alunos obtiveram uma grande oportunidade de desenvolvimento dos seus conhecimentos, ampliando o aprendizado. Dessa forma, a execução dessa atividade, demonstra a importância da iniciativa das aulas práticas como instrumento de estímulo do conhecimento e melhor aprendizado dos conteúdos aprendidos durante as aulas, sendo assim, um importante instrumento didático.

Referências

BRODIN, G. The role of the laboratory in the education of industrial physicists and electrical engineers. [S.I.:s.n.] 1978.

ZANON, L.B., MALDANER, O.A, orgs. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.