Projeto Hortas

Resumo

O desenvolvimento de hortas em ambientes escolares surge como uma forma ativa de construção de conhecimentos multidisciplinares e de competências direcionadas à sociedade e o meio ambiente, trazendo inúmeros benefícios para a comunidade. Tal prática auxilia no preenchimento do tempo ocioso dos alunos, reforçando parte do conteúdo visto em sala de aula, e os produtos gerados servem como complementação na merenda escolar. Por meio deste projeto, o grupo PET Biologia UFMA visou desenvolver uma horta nas instalações da escola São José Operário, São Luís, MA.

A execução do projeto ocorreu com a colaboração de petianos, alunos do CESJO e funcionários da escola. O semestre de 2017 foi composto por palestras e oficinas, visando promover a construção de conhecimentos sobre temas relacionados à sustentabilidade, agroecologia e alimentação saudável. Além de atividades práticas, como a construção da horta em pneus e caixotes reutilizados, e atividades de grafitagem. Em 2018, as atividades foram de aperfeiçoamento da horta, com a instalação de uma estrutura de sombreamento e irrigadores artesanais.

As atividades foram encerradas em 2019, com a oficina de hortas verticais e com uma palestra de encerramento. Espera-se que com o encerramento do projeto os alunos sejam sensibilizados acerca da importância de uma agricultura saudável para conservação do meio ambiente, plantem e colham as hortaliças para uso coletivo de todos os membros da escola e sejam indivíduos atuantes dentro da comunidade

Referências

AKERBLOM, P. Footprints of School Gardens in Sweden. Garden History, v. 32, n. 2, p. 229–247, 2004.

AGROPARC, S. Review article Agroecology as a science , a movement and a practice . A review. v. 29, p. 503–515, 2009.

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. ed. Rio de Janeiro: PTA- FASE, 240 p, 1989.

DE LORENZO,  A. et al. The effects of Italian Mediterranean organic diet (IMOD) on health status. Current pharmaceutical design, v. 16, p. 814–824, 2010.

LAIRON, D. Nutritional quality and safety of organic food. In: Sustainable Agriculture Volume 2. Springer Netherlands, p. 99-110, 2011.

SPECHT, K. et al. Urban agriculture of the future: An overview of sustainability aspects of food production in and on buildings. Agriculture and Human Values, v. 31, n. 1, p. 33–51, 2014.