Boletim PETBio UFMA

O Boletim PETBio UFMA é uma atividade presente no PET Biologia desde os seus primórdios. Entretanto, apenas a partir de 2007 passou a ter caráter periódico (trimestral), o que possibilitou a aquisição de seu ISSN 2237-6372 em 2010. Sua criação foi motivada pela necessidade de uma metodologia que incentivasse leitura, interpretação e síntese por parte dos alunos e que estes possam opinar e redigir um texto com as informações adquiridas de forma descritiva e/ou crítica, mas também clara e objetiva para o leitor.

O Boletim também visa incentivar os alunos que participam do processo de correção e revisão dos textos a adquirirem uma análise mais crítica dos textos que leem. Com o boletim, também visamos divulgar os avanços científicos no meio acadêmico e as áreas de atuação dos laboratórios da IES, podendo ser utilizado como guia por alunos ingressante, além de divulgar os eventos de importância local e nacional para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, familiarizando-os com o mundo científico. Importante mencionar também que o processo de montagem do Boletim abre para os alunos novas possibilidades de atuação dentro do ramo do Jornalismo Científico, preparando-os para o processo de submissão de textos científicos em periódicos específicos.

Esse ano, foram novamente atualizadas as Instruções para autores e normas de submissão. Fique atento para as datas de submissão dispostas logo abaixo.

Datas para a submissão de textos ao Boletim PETBio UFMA, Ano 12, 2018

Os temas para os Boletins são determinados por ano, sendo, em geral, escolhido o tema internacional do ano em que serão lançadas as edições do volume. O tema selecionado para esse ano é Biologia da Conservação. Para a primeira edição do ano, deve-se submeter um texto relacionado ao tema central, obrigatoriamente. Tal obrigatoriedade não se aplica às demais edições do ano, exceto para o artigo principal, que se mantém com o mesmo tema até a última edição do volume (para maiores informações, consulte as normas). Abaixo estão as datas determinadas para submissões de 2018:

Boletim nº 43 (março): 10/02/2018
Boletim nº 44 (junho): 10/05/2018
Boletim nº 45 (setembro): 10/08/2018
Boletim nº 46 (dezembro): 10/11/2018