Rodas de Discussão

As Rodas de Discussão são atividades em que, em geral, um livro de divulgação científica relacionado à Biologia é escolhido, tendo seus capítulos dividos entre os petianos e lançados à discussão. Tais rodas são extremamente produtivas, uma vez que cada participante expressa sua opinião e ponto de vista sobre o assunto abordado, sendo livre o debate de ideias formentadas pela leitura prévia do livro. São também espaços onde há intenso compartilhamento de conhecimentos entre os participantes, uma vez que as discussões exigem, muitas vezes, certa carga de informações sobre determinado tema. Confira a seguir os livros que foram tema das Rodas de Discussão realizadas nos últimos anos.

 

A grande história da evolução – Na trilha de nossos ancestrais

Neste livro, Richard Dawkins nos leva para uma incrível viagem ao passado, ao longo da árvore da vida. Durante a peregrinação, nos encontramos com diversos concestrais, termo cunhado pelo próprio Dawkins para tratar do último ancestral comum entre duas linhagens. Através de diversos contos, onde os protagonistas são organismos viventes, aprendemos sobre a natureza multifacetada da vida terrestre, além das peculiaridades de cada grupo vivo e os mistérios evolutivos que ainda permeiam a Biologia. A jornada tem como ponto de partida a espécie humana, sendo o ponto de chegada a origem da vida, o nó que liga todos os seres vivos do planeta Terra.

 

O Polegar do Violinista – E outras histórias da genética sobre amor, guerra e genialidades

Sam Kean, um jornalista científico, nos conta a história da genética, desde Mendel e suas ervilhas até a atualidade, época dos sequenciamentos gênicos e manipulações genômicas. Unindo história da ciência, natureza humana e questões que nos intriga (por exemplo, por que gêmeos idênticos não são idênticos?), o autor nos conta como os bastidores do avanço científico podem ser injustos e obscuros, além de trazer à tona conflitos de interesse que permearam avanços notáveis como o do Projeto Genoma Humano. Sam também explora o papel da informação genética nas genialidades, como no caso da sagacidade de Albert Einstein, e na capacidade musical de artitas como Paganini.

 

Filosofia da Biologia

Quais são os prós e contras do reducionismo para o pensamento biológico? Há leis científicas na Biologia? O que é função? Quais são os problemas das explicações puramente adaptacionistas? Qual o papel dos genes no comportamento? O que são espécies e que são genes? Essas e muitas outras questões fundamentais para a ciência da Biologia são levantas neste livro, organizado pelo professor Paulo Abrantes e escrito por biólogos e filósofos brasileiros e de outros países latinos. Teve como principal objetivo a produção de um material que servisse tanto para divulgar o que se produz em Filosofia da biologia na América do Sul, quanto para servir de base para estudos mais aprofundados na área. Ao longo da leitura nos questionamos sobre temas que, até então, não nos pareciam problemáticos, além de destacar a importância de certas mudanças de conceitos-chave da Biologia, como a espécie, as funções, etc.

 

Dedo Mindinho e Seus Vizinhos – Ensaios de História Natural

Anúncios